Sobre

Como tudo começou…

Em 2017, nós, Luísa e Alberto, nos juntamos para criar a área de RH na Caelum, visto uma necessidade da empresa de ter um olhar mais focado nas pessoas dali.

Mas como duas pessoas da área da programação, de um mundo tão mais exato e binário, podem iniciar uma área focada em algo tão complexo e subjetivo como pessoas? Com muito estudo e vontade de fazer acontecer!

Queríamos criar um RH com uma visão nova, estratégica e efetiva. Estávamos, e continuamos sempre, pesquisando bastante antes de implementar qualquer coisa na empresa, perguntando como outras empresas fazem por aí, lendo livros, artigos e pesquisas científicas a respeito.

 

O que aprendemos

Existe muito material sobre RH, pessoas e gestão por aí, o difícil é conseguir achar informações com embasamento, que te ajudem a avaliar se faz sentido para o seu cenário ou não e que tenha exemplos mais práticos de como fazer.

Nessa nossa jornada, ficamos impressionados com a quantidade de pesquisas que existem sobre o tema e como tantos assuntos diferentes de conectavam.

Um dos artigos científicos que chamou bastante nossa a atenção foi o “The neuroscience of high-trust organizations“. Nesse artigo, o autor, Paul J. Zak, encontrou uma relação forte entre o hormônio ocitocina e a criação da confiança nas pessoas. Então ele sugeriu uma gestão que aumente as chances da liberação desse hormônio, facilitando a construção da nossa buscada confiança. O efeito desejado é gerar aquela vontade genuína de ajudar, o famoso ”vestir a camisa”, dentro das pessoas da empresa. O interessante é que as ações não são coisas de outro mundo, mas que organizadas de uma maneira progressiva e estratégica, podem render ótimos frutos.

O interessante sobre isso é que, observando nossas relações, percebemos que a confiança está em todo lugar. Nossas melhores amizades são aquelas construídas sobre uma forte relação de confiança. Nos tornamos consumidores daquelas marcas que mais confiamos no produto ou serviço.

E no trabalho isso não é diferente. Olhando de forma prática para o mercado, temos relatórios que trazem o tema confiança como diferenciais do negócio. O da Edelman fala sobre como as pessoas tem mudado a visão da confiança para relações que elas possuem controle. Tem também o da PWC, apontando que a criação da confiança é um desafio dentro das organizações. Para fechar, você pode dar uma olhada no relatório de tendências globais do Linkedin, que também cita como a criação de um ambiente de confiança, entre outros fatores, é importante para retenção e contratação.

O blog

Times incríveis? Esse é um nome ousado, mas achamos que através da cultura da confiança podemos aumentar as possibilidades dos times acharem suas melhores versões.  Quando falamos de suas melhores versões, queremos dizer que buscamos ter as pessoas muito felizes no trabalho entregando além do imaginado.

Nossa jornada aqui no blog vai ser intensa. Pretendemos escrever muito, em geral sempre às terças e quintas.  Esperamos colaborar com seu conhecimento!

 

Blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: