Respondendo as dores da gestão no mundo real: transparência nos cargos e salários

Mensagem: Sou um gestor / líder técnico aqui na empresa e a falta de uma transparência maior dos cargos(na verdade não tem cargos) e salários que temos.

Mais informações passadas sobre a situação:
normalmente, um cara entra sabendo nossa stack de frontend e ele ganha o mesmo que o cara que é um full stack, ou backend, enfim.

Opinião sobre a situação descrita

Sobre os cargos

Eu ainda gosto do tal do job description. Tem gente que fala que as suas atividades podem mudar muito rapidamente dentro do trabalho e que o job description fica antigo rapidamente, eu não concordo. Como várias coisas que tem por aí, é muito mais fácil culpar a ferramenta do que usá-la de maneira apropriada.

Caso o trabalho da pessoa tenha uma pegada mais criativa, mais livre, você pode deixar claro quais são as expectativas sobre aquilo. Um exemplo baseado no time de instrutores aqui da Caelum. Um dos motivos da existência do nosso time é: Gerar interesse externo sobre o nosso trabalho. Você pode deixar alguns exemplos de iniciativas no job description e colocar uma ideia sobre o que esperar da pessoa naquela área.

Em um trabalho menos aberto, você já pode deixar mais claro as atividades que devem ser realizadas. Para um time focado em desenvolver e manter alguns sistemas, poderíamos ter algo assim:

  1. Manter e evoluir os sites de cada uma dessas instâncias, que são repositórios e códigos independentes da plataforma de aula.
  2. Saber como funcionam as principais tecnologias utilizadas nesses projetos, entender as características do produto e conseguir passar adiante para os novos.
  3. Trabalhar em conjunto com programação pareada, e revisar códigos, são rotinas constantes do dia a dia do time.

Independente do estilo de descrição do cargo, você já direciona a pessoa desde o primeiro dia. Direcionamento é algo fortemente linkado com qualquer expectativa de autonomia e performance.  Sem direcionamento a autonomia vira bagunça e a performance tem boas chances de ir para o saco.

 

Sobre os salários

Essa daqui é uma pergunta que considero realmente super complicada. Poucas empresas possuem uma fórmula para isso. E a fórmula, provavelmente, seria o jeito mais transparente de você comunicar o cálculo de salário para as pessoas. O StackOverflow já chegou nisso e tem uma página pública que consegue estimar o seu salário.  Para esse link ficar ainda mais interessante, poderíamos ter as explicações sobre como o cargo e tempo de experiência entram na equação.

Quando você informa o jeito exato de fazer algo, você vai ter que lidar com o acordo ou desacordo das pessoas, mas tira da frente/diminui as conversas paralelas sobre o assunto. Esse é um dos benefícios da transparência, clareza sobre o processo. O que pode ser considerado malefício(não por mim), é que ela vai dar a chance das pessoas questionarem de maneira mais embasada. Um chefe deveria ficar feliz de ser questionado e desafiado.

No fim, a minha opinião é que você deve buscar um processo que seja claro para todo mundo. Então, no momento da entrada pode deixar claro qual é o salário inicial e já explica que quem manja de front ganha, inicialmente, igual a uma pessoa considerada full stack. Nesse momento você está abrindo a informação e deixando a pessoa ter mais controle da narrativa. Ela vai decidir se vai jogar o jogo.

Uma outro ponto importante é definir como vai ser sua política de aumento. Tem período? Quais coisas são levadas em consideração? Por exemplo, eu aprecio a equação

resultados + esforço + qualidade do esforço + comportamento dentro do grupo

Aqui você tem algo super direto que é o resultado somado com três coisas subjetivas. O risco do subjetivo é que você precisa, regularmente, direcionar a pessoa sobre essas variáveis. Recomendo juntar o máximo de exemplos que você conseguir da parte subjetiva, para deixar cada vez mais claro o que está sendo buscado.

No momento da conversa, ainda pode haver desalinhamento de expectativas, mas você já tem um caminho para trilhar e melhorar o processo.

Finalizando, eu recomendo fortemente não ter política de aumento de salário unicamente baseada em resultados. Você só vai criar um ambiente de animosidade e passar a impressão que você precisa fazer de tudo para chegar nos tais dos resultados.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: