Devemos apostar numa cultura de aprendizado?

blur book stack books bookshelves
Photo by Janko Ferlic on Pexels.com

Times incríveis. Não apenas o nome do nosso blog, mas também é o que visamos alcançar através dos estudos que temos feito na área de gestão e pessoas. Não existe receita fácil para isso, lidar com pessoas é complexo e existem diversas variáveis que afetam o resultado de um trabalho e de um time. Porém, algo que parece contribuir bastante para fazer um time chegar cada vez mais longe é trabalhar no constante desenvolvimento individual e dos times.

No estudo realizado por Carol Dweck, professora de psicologia de Stanford, ela fala sobre dois tipos de mindsets que as pessoas possuem:

Mindset de crescimento“Pessoas que acreditam que você é capaz de cultivar suas qualidades básicas por meio dos seus próprios esforços. Cada um de nós é capaz de se modificar e desenvolver por meio do esforço e da experiência.”

Mindset fixo – “Pessoas que acreditam que as qualidades são imutáveis, ou você tem ou você não tem. Acreditam que algumas pessoas são inferiores e outras superiores. Em cada experiência vivida existe uma preocupação de conseguir uma confirmação de sua inteligência, personalidade ou caráter. “

Ainda segundo o estudo, pessoas com o mindset de crescimento tendem a alcançar altos níveis de conquistas em comparação com aquelas de mindset fixo, pois se preocupam menos em serem julgadas por não saber algo, se motivam com os desafios e se arriscam mais. Já as pessoas de mindset fixo, por medo de falharem, evitam trabalhar em algo não possua conhecimento.

Embora, para simplificar, seja mais fácil falar desses mindsets de forma separada, Dweck acrescenta que todos somos, na verdade, somos um mix dos dois. Às vezes estamos em um mindset e outras vezes em outro. O interessante é analisar o que desencadeia um estilo ou o outro.

Os mindsets nas empresas

Não são apenas pessoas que adotam um estilo de mindset, um estudo feito pela Senn Delanney mostra que empresas também o fazem! Qual é o mindset que a sua empresa adota? Você se sente num ambiente em que as pessoas julgam umas as outras ou onde elas te ajudam a se desenvolver? Num ambiente em que o talento é reconhecido ou em um onde o esforço e desenvolvimento que são?

De acordo com o estudo, em empresas que utilizam o mindset de crescimento, as pessoas:

  • Expressam 47% mais concordância em declarações sobre confiarem na empresa
  • São 34% mais inclinadas a ter um senso de propriedade e de comprometimento
  • Expressam 65% mais concordância de que a empresa aceita mais riscos e 49% de que as empresas fomentam a inovação
  • Discordam 41% mais do que as das empresas de mindset fixo de que a organização possui comportamentos antiéticos

O estudo entende, portanto, que existe uma correlação entre um mindset de crescimento e comportamentos positivos dentro da empresa. Além disso, sugere que pode ser um fator chave na determinação de quais empresas possuem uma vantagem competitiva no mercado.

Agora, se uma empresa quer crescer, inovar e alcançar novos desafios, como ela pode fazer para que seus funcionários/colaboradores (ou o nome que quiser dar aqui) possuam uma mentalidade de crescimento? Dando suporte, mostrando que tudo bem não ter o conhecimento sobre algo, incentivando a curiosidade, a troca de conhecimento e o desenvolvimento de cada um.

Não precisamos de algo mega elaborado e nem separar rios de dinheiro para começar a investir no desenvolvimento de alguém. Você pode começar incentivando as pessoas do seu time a aprender algo novo, a saírem um pouco da zona de conforto, e que tudo bem se tiverem dificuldade com algo. O aprendizado é um processo, que demanda tempo e esforço.

E você pode começar a trazer discussões para o time sobre os trabalhos que eles já têm feito. Estimular a identificarem quais as dificuldades que tem e onde que podem melhorar. Acompanhar o processo e mostrar para essas pessoas como os esforços fizeram-nas adquirir ou melhorar uma habilidade.

Criar uma cultura de mindset de crescimento, incentivando as pessoas a serem uma versão cada vez melhor delas mesmas não é fácil, mas pequenas ações já podem ser um grande começo.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: