A importância do reconhecimento no trabalho

achievement adult agreement arms
Photo by rawpixel.com on Pexels.com

As vezes ficamos tão corridos e focados em lidar com os problemas do trabalho, ou de um projeto, que não paramos para apreciar as pequenas vitórias do dia a dia e reconhecer aquelas pessoas que contribuíram para esses pequenos resultados. Acabamos caindo numa rotina onde o famoso “se não falei nada é porque está indo tudo bem”, mas isso pode ser prejudicial para a organização e fazer com que as pessoas não se sintam reconhecidas pelo trabalho que fazem.

No Brasil, um estudo feito pela International Stress Management Association aponta que 89% das pessoas sofrem de estresse por falta de reconhecimento no trabalho.

“Muito obrigada por ter separado um tempo para me ajudar com esse problema, eu estava com bastante dificuldade e sua ajuda foi essencal!”

“A forma com que você falou com o cliente ontem foi muito boa, foi atenciosa e passou o sentimento de que ele realmente pode contar com a gente!”

Pequenos elogios como esses, são simples, rápidos e podem fazer uma diferença tremenda na vida das pessoas e nos resultados do negócio.

Segundo uma pesquisa do Linkedin, os profissionais não estão mais somente focados em ter um salário maior e ganhar promoções, mas têm procurado pelas pequenas vitórias do dia a dia, como receber um elogio do(a) chefe, colega ou cliente (38%).

Ainda de acordo com a pesquisa, o reconhecimento pode trazer benefícios que se espalham por toda a organização. Nos Estados Unidos, eles verificaram que isso faz com que as pessoas possuam uma melhor atitude no trabalho (58%), trabalhem melhor (45%) e permaneçam na organização por mais tempo (32%).

Uma outra pesquisa feita pelo The Boston Consulting e The Network, mostra que a apreciação do trabalho é o que os brasileiros e brasileiras mais tem valorizado no ambiente profissional.

 

Os efeitos no nosso cérebro

No seu artigo sobre a relação de confiança no trabalho e os 8 pilares que contribuem para chegar nela, Paul J. Zak fala sobre como o reconhecimento nos faz liberar o hormônio da ocitocina, relacionado com a empatia e confiança, e a dopamina, relacionado com prazer e a memória. Essa liberação de dopamina durante um momento de reconhecimento manda para o nosso cérebro a mensagem de “isso é importante, lembre-se e repita esse comportamento no futuro”.

Mais ainda, o reconhecimento público faz com que nosso corpo libere mais ocitocina do que os reconhecimentos feitos em privado, estreitando ainda mais os laços sociais entre as pessoas da empresa. Além disso, quando o reconhecimento vem de forma inesperada, produz uma maior resposta da dopamina do que aqueles planejados,  o que reenforçará  de forma mais efetiva o comportamento daqueles sendo reconhecidos.

 

Como fazer na prática

Na Caelum, nós usamos o kudo cards como uma forma de reconhecimento geral da empresa. Temos uma kudo box, caixa onde as pessoas podem inserir um cartão para alguém, em todas as salas de trabalho e, periodicamente, recolhemos esse cartões e expomos no mural da copa da empresa, onde tem bastante circulação de pessoas de todos os times.

O legal dessa abordagem é que qualquer um pode mandar um cartão para qualquer outra pessoa, seja ela do mesmo time ou não. Nós ainda adicionamos a foto de cada um que recebe um cartão para o pessoal saber quem é quem na empresa e, claro, ficar fácil de localizar quem são as pessoas que estão sendo prestigiadas.

É claro que cada empresa ou organização tem o seu estilo, cultura e tamanho. Mas aí a imaginação pode rolar solta e cada um pode fazer a adaptação que melhor se encaixar para o ambiente de trabalho em que está. Algumas organizações fazem o kudos por time, outras ainda disponibilizam uma quantia pequena de dinheiro para a pessoa não só escrever um kudo card para alguém, mas também presensteá-la com algo simples. Algumas fazem cerimônias para ler para todos os cards que foram feitos.

Mas o kudos não é a única forma de reconhecer alguém. O reconhecimento e a celebração dos pequenos sucessos podem vir de diversas formas, não precisa ser só do chefe, nem atrelado a remuneração. Um elogio numa reunião, num email, num mural. Podem ser apenas palavras gratas e sinceras ou pode vir acompanhado de um pequeno presente. O intuito é ser algo que valorize o comportamento de alguém, que aumente o sentimento de valorização do trabalho e faça com que essa cultura do reconhecimento se prolifere cada vez mais. Falaremos sobre outras formas de reconhecimento em posts futuros! 😉

 

Pontos de atenção para o reconhecimento público

Começar uma cultura ou programa de reconhecimento público dentro da empresa tem alguns pontos de atenção que precisam ser bem analisados para que o projeto seja implementado de forma mais eficaz:

  • Algumas pessoas podem ficar chateadas por não serem reconhecidas;
  • Pessoas extrovertidas e que se mostram mais podem ser mais reconhecidas do que aquelas que são mais introvertidas e ficam mais na sua;
  • O processo pode parecer injusto e desmotivar pessoas que trabalham bem;
  • As pessoas podem mudar o foco de realizar o trabalho bem feito para fazer o que for necessário para receber o reconhecimento;
  • A forma de reconhecimento em questão pode não ser aquela que faz com que a pessoa realmente se sinta reconhecida.

Nós gostamos de usar o termo “pontos de atenção” no lugar de “riscos” para deixar claro que esses são pontos que as pessoas precisam ficar atentas e pensar em alternativas para lidar com a questão, mas a existência desses pontos não fazem com o ideia seja ruim ou que não deva ser implementada.

 

Lembrando de praticar o reconhecimento

Nenhuma mudança de hábito acontece do dia para a noite, isso demanda tempo e esforço das pessoas. De acordo com um estudo publicado no European Journal of Social Psychology, a mudança de hábito demora mais de 2 meses para acontecer No começo, as pessoas  podem gostar da ideia e participar, mas, aos poucos,  podem ir voltando aos velhos hábitos de ficarem quietas para o que está indo bem.

Essa prática precisa ser constantemente lembrada, estimulada e celebrada. Na Caelum, mandamos semanalmente um vídeo, no nosso canal do slack, com alguém da empresa incentivando os outros a escreverem um kudo card para alguém que fez algo legal na semana.

Que tal agradecer ou elogiar alguém hoje? Você pode deixar o dia dessa pessoa bem mais feliz!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: